MICROSOFT ANUNCIA HARDWARE VOLTADO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Vivaldo José Breternitz (*)
A Microsoft entrou no campo do hardware voltado à inteligência artificial (IA), desafiando grandes nomes como Intel, Nvidia e outros.
No seu evento anual Ignite, dedicado a empresas, a Microsoft anunciou o lançamento de seu chip Azure Maia, que pode ser usado para treinar grandes modelos de linguagem e evitar a dependência dos chips Nvidia.
Anunciou também uma CPU baseada na arquitetura Arm, chamada Azure Cobalt, a ser utilizada em cloud computing, especialmente nos data centers Azure, que cada vez mais processarão sistemas de IA, também em função da parceria multibilionária que a Microsoft mantém com a OpenA.
A empresa não divulgou especificações detalhadas dos novos produtos, no entanto disse que o desempenho do Cobalt é até 40% melhor do que os servidores Arm comerciais atualmente utilizados pela Microsoft no Azure.
A empresa também está desenvolvendo servidores refrigerados a líquido para acomodar o Maia, aumentando a eficiência dos servidores.
A tecnologia da informação segue crescendo a passos largos!
(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.