EDUCA WEB RADIO
Microsoft anuncia hardware voltado à inteligência artificial
17/11/2023 15:49 em Ciência & Tecnologia

MICROSOFT ANUNCIA HARDWARE VOLTADO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Vivaldo José Breternitz (*)

A Microsoft entrou no campo do hardware voltado à inteligência artificial (IA), desafiando grandes nomes como Intel, Nvidia e outros.

No seu evento anual Ignite, dedicado a empresas, a Microsoft anunciou o lançamento de seu   chip Azure Maia, que pode ser usado para treinar grandes modelos de linguagem e evitar a dependência dos chips Nvidia.

Anunciou também uma CPU   baseada na arquitetura Arm, chamada Azure Cobalt, a ser utilizada em cloud computing, especialmente nos   data centers   Azure, que cada vez mais processarão sistemas de IA, também em função da parceria multibilionária que a Microsoft mantém com a OpenA.

A empresa não divulgou especificações detalhadas dos novos produtos, no entanto disse que    o desempenho do Cobalt é até 40% melhor do que os servidores Arm comerciais atualmente utilizados pela Microsoft no Azure.

A empresa também está desenvolvendo servidores refrigerados a líquido para acomodar o Maia, aumentando a   eficiência dos servidores.

A tecnologia da informação segue crescendo a passos largos!

(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!