Inteligência Artificial gerará vídeos a partir de textos
Vivaldo José Breternitz (*)
A OpenAI, criadora do ChatGPT está lançando o Sora, seu modelo de inteligência artificial generativa, que segundo a empresa pode criar vídeos realistas de até um minuto a partir de instruções dadas via texto
Segundo a empresa, Sora é capaz de criar “cenas complexas com vários personagens, tipos específicos de movimento e detalhes precisos do assunto e do plano de fundo” e que “pode gerar personagens atraentes que expressam emoções vibrantes”.
O modelo também pode gerar um vídeo a partir de uma imagem estática, bem como preencher quadros faltantes em um vídeo existente ou estendê-lo. O blog da OpenAI trouxe vários exemplos de vídeos produzidos com Sora, como por exemplo cenas aéreas da Califórnia durante a corrida do ouro e um vídeo que parece ter sido filmado de dentro de um trem em Tóquio.
A OpenAI disse que o modelo ainda “pode ter dificuldades para simular com precisão a física de uma cena complexa”, mas os resultados são, em geral, impressionantes.
Alguns concorrentes chegaram ao mercado antes do Sora, dentre os quais Runway, Pika e Lumiere, do Google.
Atualmente, o Sora está disponível para “red teamers”, profissionais que exercem funções de “advogados do diabo”, tentando encontrar problemas na ferramenta. A OpenAI também liberou o acesso a alguns artistas visuais, designers e cineastas para obter feedback.
No início deste mês, a OpenAI anunciou que está adicionando marcas d’água à sua ferramenta de conversão de texto em imagem DALL-E 3 – a ideia é que as pessoas possam perceber que uma imagem foi criada por inteligência artificial; a OpenAI disse que também vai tomar providências similares para os vídeos criados pelo Sora.
Em breve, com certeza, estarão circulando vídeos fakes criados com o uso do Sora – a sociedade precisará descobrir como minimizar os danos causados por eles.
(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com.