A Associação Mata Ciliar, um caso de sucesso
Vivaldo José Breternitz (*)
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação de nossos biomas.
Com unidades nas cidades paulistas de Araçatuba, Jundiaí, Pedreira e Vargem, desenvolve programas voltados à água, flora, fauna e educação.
Um de seus projetos mais interessantes é o seu Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS). Nossa fauna é muito rica, mas tem sido ameaçada pelo desmatamento, queimadas, atropelamentos em rodovias, ocupação desordenada do solo, caça ilegal e tráfico de animais silvestres.
O CRAS foi criado em Jundiaí no ano de 1997 e tem como missão receber animais silvestres vitimados, prestando serviços que vão desde o atendimento veterinário e reabilitação, até a soltura e monitoramento desses animais em seu ambiente.
A AMC desenvolve um trabalho muito importante com felinos – o Brasil possui a maior diversidade de felinos do mundo; são nove espécies que estão no topo de cadeia alimentar, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas. Todas essas estão incluídas na lista de animais silvestres em risco de extinção.
Além dos serviços que já mencionamos, a AMC desenvolve trabalhos científicos de ponta, tendo sido a primeira instituição do mundo a ter sucesso no nascimento de uma onça-pintada através da técnica de Transferência de Embriões e a primeira instituição da América Latina a ter sucesso no nascimento de um animal selvagem de proveta – uma jaguatirica.
Mais detalhes sobre a entidade podem ser encontrados em seu site, onde também estão informações a respeito de visitas às suas instalações.
(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto desenvolvido pela EDUCA WEB RADIO com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2024.
Com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, a EDUCA se une a essa iniciativa para promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Brasil.
#SNCT; #CNPq; #MCTI; #Mackenzie; #UFPR; #LEBIO; #EDUCAWEBRADIO
@SNCT; @CNPq; @MCTI; @ECOOCEANOBRASIL; @educawebradio; @UFPR; @MACKENZIE1870
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Experimente! Curta! Compartilhe!
Escute direto via site: www.educawebradio.com.br
ou pelo nosso APP na Play Store (procure na loja por "EDUCAWEBRADIO" e também via Alexa (basta dizer: "Alexa, tocar Educa Web Radio"