Canadá ordena o fim dos negócios do TikTok
Vivaldo José Breternitz (*)
O governo do Canadá ordenou que o TikTok encerre suas operações no país, citando "riscos à segurança nacional", que a empresa e sua matriz, a ByteDance, trazem ao país – esses riscos não foram especificados.
Com a medida, o TikTok será obrigado a encerrar todos os negócios no Canadá, embora o governo canadense não tenha proibido o uso do aplicativo.
"O governo está tomando medidas para abordar os riscos específicos à segurança nacional relacionados às operações da ByteDance e do TikTok no Canadá", disse o Ministro da Inovação, Ciência e Indústria do Canadá, François-Philippe Champagne, em um comunicado. Disse também que “a decisão foi baseada nas informações e evidências coletadas pela comunidade de segurança e inteligência do Canadá e de outros parceiros do governo”.
A medida chega após a proibição, acontecida há algum tempo, de que o TikTok fosse acessado a partir de dispositivos do governo canadense. Vale lembra que também nos Estados Unidos o TikTok vem sofrendo problemas similares, inclusive já tendo sido aprovada uma lei que pode levar à proibição de seu uso no país – o TikTok vem lutando na justiça contra essa legislação.
Em um comunicado, o TikTok disse que a empresa irá à justiça contra a decisão do governo canadense. Segundo um porta-voz da empresa, “fechar os escritórios canadenses do TikTok e destruir centenas de empregos locais bem remunerados não é do interesse de ninguém, e a ordem encerramento fará exatamente isso”.
Lembramos que o TikTok também enfrenta problemas na Europa, que inclusive aplicou à empresa, em 2023, uma multa de US$ 350 milhões por questões ligadas à privacidade - realmente a organização vive um inferno astral!
(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com.