McDonald's pretende usar mais IA em suas operações
Vivaldo José Breternitz (*)
O McDonald's está recorrendo à inteligência artificial para melhorar as operações em suas quase 43 mil lojas de todo o mundo.
A iniciativa, segundo o CIO da empresa, Brian Rice, ajudará as equipes a lidar com os problemas rotineiros das lojas, em especial interações com clientes e fornecedores, bem como falhas de equipamentos.
A nova tecnologia oferece uma série de possibilidades: a visão computacional, por exemplo, pode verificar, usando câmeras fixas na cozinha, se o pedido de um cliente está sendo corretamente preparado.
A inteligência artificial para coleta de pedidos automatizada, como a que o McDonald's testou com a IBM no ano passado, pode agilizar os pedidos originários de drive-thru. Sensores instalados em equipamentos de cozinha podem coletar dados em tempo real e usá-los para prever possíveis problemas em fritadeiras e máquinas de sorvete.
Além disso, um gerente virtual de IA generativa, semelhante aos que Taco Bell e Pizza Hut têm testado, facilitaria a realização de tarefas administrativas, como a elaboração da escala de pessoal.
O McDonald's não informou se e em quantas unidades já há sistemas desse tipo em funcionamento, mas segundo o grupo Gartner, a gigante dos hambúrgueres enfrentará dificuldades ao implementar esse tecnologia, especialmente em função dos custos.
Muitos analistas são da opinião de que os recursos destinados a esse tipo de projeto poderiam trazer melhores resultados se fossem empregados no treinamento de funcionários e no aumento da manutenção de rotina.
De qualquer forma, são novas áreas em que inteligência artificial vem sendo empregada.
(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com.