EDUCA WEB RADIO
Em 2025 entramos no cheque especial da Terra ainda mais cedo
Por Administrador
Publicado em 25/07/2025 09:10
Educação

Dia da Sobrecarga da Terra marca o momento em que a demanda da humanidade ultrapassa a capacidade do planeta de produzir ou regenerar recursos naturais em 365 dias.

A má notícia é que a cada ano, essa data chega mais cedo. Em 2025, o Dia da Sobrecarga da Terra acontece em 24 de julho no mundo. Já, se toda humanidade tivesse o mesmo padrão de consumo da população brasileira, a data aconteceria em 1º de agosto

Isso significa que a partir de hoje esgotamos os recursos naturais disponíveis para 2025 e entramos no cheque especial da Terra, explorando o que deveria sustentar as gerações futuras. 

Além da antecipação da data, o consumo tem aumentado anualmente. Em 2025 é preciso 1,8 planeta Terra para sustentar o estilo de vida da humanidade. Ano passado, era necessário 1,75 planeta e, em 2023, 1,7 planeta. 

A conta não fecha e está ficando mais alta a cada dia, mas existe saída para essas questões.

 

Se toda a humanidade tivesse o mesmo padrão de consumo da população brasileira, o Dia da Sobrecarga da Terra aconteceria no dia 4 de agosto. 

A humanidade sempre irá demandar recursos naturais, mas é possível que essa demanda seja cada vez mais sustentável, consumindo apenas os recursos que o planeta consegue renovar e auxiliando na regeneração da Terra, criando um saldo positivo. Para isso é preciso que todos os setores se comprometam com a mudança garantindo um futuro mais justo, saudável e em harmonia com o meio ambiente.

Setores Público e Privado

Essas transformações precisam ser sistêmicas, por isso a importância do envolvimento do setor privado, responsável pela maior parte da demanda dos recursos naturais, e do setor público, que tem a responsabilidade de garantir a conservação do meio ambiente e garantir os direitos das pessoas.  

É preciso que esses setores assumam compromissos que permitam e reforcem práticas como: o combate à fome e insegurança alimentar; a adoção de fontes renováveis de energia, a implementação de cadeias livres de desmatamento, o fomento da sociobioeconomia ,  a restauração de vegetação nativa, o cumprimento das metas de redução das emissões de carbono, o combate à caça de animais silvestres e a proteção aos povos originários.  

 

Práticas Individuais

Nosso consumo pessoal também impacta nessa equação. Para reduzir sua pegada ecológica, ou seja, diminuir a sua demanda de recursos naturais, uma saída é mudar alguns hábitos cotidianos como trocar o carro pela bicicleta, consumir mais de produtores, utilizar lâmpadas econômicas, entre outras, além de compartilhar essas mudanças com a sua comunidade.  



fonte: https://www.wwf.org.br/

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!