EDUCA WEB RADIO
Microsoft Flight Simulator, de simples game a ferramenta de treinamento
Por Vivaldo José Breternitz
Publicado em 23/11/2025 22:23
Ciência & Tecnologia

Microsoft Flight Simulator, de simples game a ferramenta de treinamento

  Vivaldo José Breternitz (*)

 

Desde que o game Microsoft Flight Simulator estreou em 1982, profissionais da aviação já diziam que suas versões iniciais, mesmo com limitações técnicas, poderiam ajudar no treinamento básico de novos pilotos, principalmente pelo seu realismo.

Agora, de forma oficial, a Boeing está usando essa tecnologia para treinar pessoal: ela anunciou o lançamento do Procedures Trainer, primeiro aplicativo da nova plataforma Virtual Airplane, desenvolvida em parceria com a Microsoft e baseada no Azure e no Flight Simulator. O aplicativo permite que futuros pilotos tenham lições online ou offline, usando computadores e tablets.

Os alunos já podem praticar diversos procedimentos aprovados para o Boeing 737 Max, como rotinas de pré-voo e pouso ou simplesmente realizarem voos virtuais.

Já os instrutores podem criar aulas com base em dados reais de voos, além de acompanhar o progresso dos alunos. O sistema também simula com precisão portões, pistas de táxi e decolagem de mais de 400 aeroportos ao redor do mundo. A Boeing pretende expandir a plataforma com novas aplicações e adaptações para outras aeronaves, como o 737 NG, 787 e 777X.

O game recria com grande precisão o comportamento de aeronaves, as condições meteorológicas, a geografia e até o tráfego aéreo real. As versões mais recentes, desenvolvidas pelo estúdio francês Asobo, utilizam tecnologia de nuvem do Microsoft Azure e imagens de satélite do Bing Maps para gerar um modelo tridimensional do planeta em escala real. Isso permite que os jogadores, e agora os pilotos em treinamento, sobrevoem praticamente qualquer lugar do mundo com altíssimo grau de realismo.

Ainda não está claro o quanto o Procedures Trainer se assemelhará ao game, cuja versão mais recente, o Microsoft Flight Simulator 2024, foi lançado em novembro daquele ano. Uma versão para PlayStation 5 será lançada em breve, com suporte para PlayStation VR 2 previsto para o próximo ano – estima-se que cerca de 15 milhões de pessoas sejam usuárias do game.

É um caso interessante de evolução tecnológica, em que um brinquedo se transforma em ferramenta de treinamento.

(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!