Shortcuts: úteis, mas perigosos
Vivaldo José Breternitz (*)
No Windows, chamamos de shortcut, ou atalho, à combinação de teclas que quando pressionadas em conjunto, executam uma ação específica de forma rápida, sem que precisemos usar o mouse ou navegar pelos menus.
Esses shortcuts são muito úteis, permitindo que se execute com um único comando uma tarefa que, de outra forma, exigiria vários cliques e seleções. São exemplos típicos as combinações “Ctrl + C”, que copia um texto ou arquivo e “Ctrl + V”, que cola o que foi copiado.
Mas há momentos em que pressionar uma combinação de teclas por acidente pode gerar problemas de privacidade ou constrangimentos ao usuário: um caso típico ocorre quando o computador repentinamente começa a falar: isso acontece quando pressionamos “Windows + CTRL + Enter”.
Essa combinação aciona o Narrador do Windows, recurso criado para ajudar pessoas com deficiência visual a usar o computador de forma mais independente, e que lê, em voz alta, o texto exibido na tela, incluindo botões, menus, títulos e conteúdo de documentos ou páginas da web.
Caso isso aconteça, é possível desativar o Narrador pressionando exatamente a mesma combinação de teclas usada para ativá-lo. Também é possível desativar completamente esse atalho acessando as Configurações do Windows, o que elimina os riscos de acionamento acidental.
Por mais experiente que um usuário do Windows seja, sempre aparecem funcionalidades que estavam ocultas...
(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor e consultor – vjnitz@gmail.com.