EDUCA WEB RADIO
Tendências de mercado para 2024
Mundo Empresarial
Publicado em 04/01/2024

 

Impulsionadas pelos recursos tecnológicos e a constante preocupação social e ambiental, as tendências de mercado devem ser analisadas estrategicamente pelas empresas que buscam sucesso.

 

Ano após ano o mundo tem se transformado de forma surpreendentemente rápida. Acompanhar todas essas modificações pode ser uma tarefa árdua, mas necessária.

 

Afinal, as tendências de mercado são uma forma de evoluir e inovar de forma contínua. E, também, preparar as companhias para as oportunidades e desafios que estão por vir.

 

Indiscutivelmente, a adaptabilidade será a palavra do próximo ano. Principalmente, considerando as rápidas mudanças nos âmbitos econômico, social, tecnológico e ambiental.

 

Equilibrar esses pilares será essencial, não apenas para a sobrevivência, mas para o sucesso e ascensão dos negócios em 2024.

 

 

 

Fator humano é a principal tendência para 2024

 

O que pode ser adiantado sobre o próximo ano é que a inovação se manterá como fator chave para as vantagens competitivas. No entanto, não se trata apenas de implementar recursos tecnológicos.

 

O cerne será aplicar esse recurso para aperfeiçoar e melhorar a vida e a relação de trabalho para as pessoas. 

 

Não há dúvida que a tecnologia é, cada vez mais, essencial ao nosso cotidiano. No entanto, o maior desafio está na conexão entre pessoas e a tecnologia para criar valor e produtividade.

 

Além de otimizar as operações, inovações como as inteligências artificiais e a automação robótica, por exemplo, ampliam as possibilidades para que produtos e serviços sejam personalizados.

 

Uma das tendências de mercado é a personalização. Independentemente de qual seja seu público-alvo, quanto mais personalizado puder ser o seu produto, maiores são as chances de sucesso. 

 

A inclusão e a diversidade no mercado de trabalho também merecem destaque, já que tendem a ser  foco central dos negócios para os próximos anos.

 

A explicação se dá por causa dos benefícios gerados. A empresa se torna mais rica culturalmente, ao mesmo tempo que a diversidade possibilita entender uma gama maior de clientes. Ou seja, é essencial para um mundo cada vez mais globalizado,  variado e digital.

 

Nesse cenário, a tecnologia continua sendo uma aliada fundamental, principalmente na análise e uso adequado de dados.

 

Essas informações riquíssimas, são capazes de gerar novas ideias, maior compreensão de sua persona, previsões apuradas de mercado e posicionamento proativo.

 

 

 

Sustentabilidade também tem seu lugar nas tendências de mercado

 

Não é recente a preocupação com o bem-estar social e ambiental. Porém, para o ano que se aproxima, adotar práticas sustentáveis irá garantir vantagens competitivas e novas oportunidades.

 

Operações mais verdes, produtos que atendam aos padrões ecológicos, fornecedores responsáveis, e claro, auditoria de não conformidades, serão cada vez mais frequentes.

 

A responsabilidade social será tema em voga, principalmente com as discussões trazidas pelas redes sociais. As companhias precisarão ser mais transparentes, éticas e demonstrar impacto social positivo.

 

Além disso, questões como energias renováveis e economia circular estarão em evidência, pois reduzem os custos e melhoram o posicionamento da marca. Também, será preciso aplicar medidas que diminuam as emissões de carbono.

 

De maneira geral, todas as questões que implicam as práticas de ESG serão ampliadas e terão maior peso para o consumidor. Os próximos anos irão exigir uma revisão completa das operações das empresas para que passem a se preocupar ativamente com a sociedade à qual estão inseridas.

 

Mesmo que pareça um enorme desafio, essa visão pode reduzir custos e aproximar consumidores cada vez mais conscientes.

 

 

 

Tendências tecnológicas para 2024

 

Não há como falar de tendências de mercado sem incluir a tecnologia. Afinal, o Gartner prevê um aumento de 8% em investimentos mundiais nessa área em 2024.

 

Saber em quais recursos investir para manter o negócio saudável, mesmo diante de um mercado incerto e concorrido, é fundamental.

 

O relatório de tendências do Gartner inclui:

 

Inteligência Artificial generativa democratizada

 

Também conhecida como GenAI, aplicações baseadas nessa tecnologia se tornarão uma vasta fonte de informações acessíveis e disponibilizadas às empresas.

 

Usando um modelo de linguagem que permite que as companhias conectem seus profissionais ao conhecimento, a IA generativa irá democratizar a compreensão em todos os níveis empresariais.

 

O Gartner indica que mais de 80% das organizações irão implementar aplicações habilitadas com GenAI em ambientes de produção.

 

 

 

Aplicações inteligentes

 

Em busca de melhorar e automatizar o trabalho, as aplicações inteligentes compreendem uma série de softwares com tecnologia avançada.

 

O objetivo é usar recursos como inteligência artificial, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e análise de dados para oferecer funcionalidades adaptadas ao usuário.

 

Comentamos que uma tendência de mercado é a possibilidade de personalização, e essa é uma questão atendida pelas aplicações inteligentes.

 

Por se adaptar e evoluir de maneira eficiente e rápida, as aplicações podem ser incluídas em diversos setores que usam assistentes virtuais e chatbots, recomendações ou soluções empresariais.

 

 

 

Força de trabalho conectada aumentada

 

Esse conceito vai de encontro à preocupação com o fator humano. Ou melhor, em combinar a tecnologia com o cotidiano dos profissionais, para aumentar a eficiência, produtividade e colaboração interna.

 

A estratégia consiste em integrar recursos como realidade aumentada, inteligência artificial e outras ferramentas, para aprimorar habilidades e capacidades.

 

E, também, para garantir o treinamento imersivo, mesmo que o colaborador acesse remotamente.

 

Dessa forma, a força de trabalho conectada aumentada permite que os profissionais acessem informações cruciais e usem ferramentas adequadas para executar tarefas complexas.

 

Além disso, o Gartner estima que, até 2027, 25% dos gestores da área de tecnologia usarão esse recurso para garantir rapidez de aprendizado.

 

 

 

Gerenciamento de confiança, risco e segurança da Inteligência Artificial

 

Para o Gartner, até 2026 empresas que aplicarem controle de gerenciamento de confiança, risco e segurança da Inteligência Artificial (AI TriSM) irão eliminar até 80% das informações ilegítimas, e consequentemente, aumentarão a exatidão na tomada de decisão.

 

Esse gerenciamento garante que os sistemas baseados em IA sejam éticos, seguros e confiáveis. Por ora, sem implementar barreiras de proteção, pode haver diversos efeitos negativos gerados pelos modelos de IA.

 

Considerado uma das tendências de mercado para o próximo ano, o gerenciamento envolve transparência, explicabilidade, equidade e responsabilidade. Em outras palavras, as estratégias de GRC.

 

Em relação ao risco, compreende falhas, privacidade e segurança dos dados, mitigando potenciais impactos.

 

A segurança, se refere a aplicação de criptografia, proteção contra malware, autenticação e políticas aprimoradas para acesso.

 

 

 

Plataformas em nuvem para a indústria

 

Em mais uma estimativa, o Gartner indica que 70% das empresas irão usar plataformas de nuvem industriais até 2027.

 

Por mais que seja sugestivo, essas plataformas não oferecem apenas armazenamento de dados, o que é algo comum atualmente.

 

Mas, conta com serviços especializados, conformidade regulatória, segurança avançada e personalizada às necessidades particulares de cada negócio.

 

Essas plataformas usam soluções SaaS, PaaS e IaaS para ofertar produtos com recursos combináveis.

 

 

 

Desenvolvimento aumentado por IA

 

De maneira geral, essa tendência de mercado usa recursos como IA e aprendizado de máquina para auxiliar engenheiros de software em seus projetos, testes, codificação e programação.

 

Como as tecnologias estão em alta, e sendo usadas nos mais diferentes contextos, o desenvolvimento aumentado garante maior produtividade e atendimento às demandas crescentes.

 

Pois, possibilita que o tempo seja usado em atividades estratégicas e não mais escrevendo códigos ou programando.

 

 

 

Embarcando nas tendências para 2024

 

O Gartner também expõe que clientes de máquinas, gerenciamento contínuo de exposição a ameaças, tecnologia sustentável e engenharia de plataforma são tendências de mercado a serem observadas em 2024.

 

De fato, os próximos anos trarão uma série de ferramentas tecnológicas que poderão ser implementadas para que as empresas sejam mais sustentáveis e competitivas.

 

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!