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Quais são as tendências do mercado de energia e o que esperar para os próximos anos?
Mundo Empresarial
Publicado em 18/01/2024

 

À medida que a sociedade enfrenta desafios cruciais relacionados à sustentabilidade, à segurança energética e ao combate às mudanças climáticas, é evidente o avanço de tendências no mercado de energia que prometem ganhar ainda mais destaque nos próximos anos.

Essas tendências representam oportunidades significativas para que as organizações aprimorem o uso de seus recursos e reduzam custos. 

 

Como funciona a comercialização de energia?

A comercialização de energia elétrica é uma atividade fundamental no setor elétrico e envolve uma série de etapas complexas. 

Para facilitar a compreensão acerca do tema, vamos dividi-lo em duas partes: o sistema físico do setor elétrico e o sistema comercial, que inclui o Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e o Ambiente de Contratação Livre (ACL).

 

No sistema físico do setor elétrico, existe:

·        Geração de energia — o processo começa nas usinas geradoras, que podem ser termelétricas, hidrelétricas, eólicas, solares, nucleares, entre outras. Essas usinas convertem diferentes fontes de energia em eletricidade;

·        Transmissão — a energia gerada é transportada por meio de linhas de transmissão de alta tensão que conectam as usinas a uma rede de distribuição ou diretamente a um consumidor;

·        Distribuição — as distribuidoras são responsáveis ​​por finalizar o processo, atendendo uma grande gama de consumidores.

Já no sistema comercial, considera-se duas esferas de mercado: o Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e o Ambiente de Contratação Livre (ACL).

No Ambiente de Contratação Regulada (ACR), ou Mercado Cativo de Energia, os consumidores são atendidos pelas distribuidoras locais de energia elétrica. 

Nele, os preços são regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Assim, as tarifas são estipuladas por ela, impossibilitando o consumidor de negociar preços ou tarifas de contratação.

Já no Ambiente de Contratação Livre (ACL), o consumidor tem a liberdade de negociar e contratar a energia conforme as necessidades da sua empresa, ou seja, existe uma abertura do mercado de energia, com possibilidade de negociar preços, prazos e condições.

Essa negociação deve obedecer algumas regras definidas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

 

Como é o mercado de energia no Brasil?

Se na maior parte do mundo a matriz energética é composta, em sua maioria, por fontes não renováveis, aqui no Brasil o cenário é o inverso.

Segundo o Balanço Energético Nacional 2022 (BEN), a matriz energética brasileira é composta aproximadamente por impressionantes 78% de fontes renováveis. Para se ter uma ideia, a média mundial beira os 29%, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA).

A imensidão territorial, a biodiversidade e as condições climáticas do Brasil oferecem um enorme potencial para gerar energia renovável. Não à toa, o país tem sido impactado pelas tendências do mercado de energia.

Um exemplo disso é a ascensão do Mercado Livre de Energia, que proporciona maior redução de custos para as empresas na medida em que elas economizam com energia mais barata.

 

Quais são as tendências do mercado de energia?

A geração de energia por métodos convencionais está se tornando cada vez menos sustentável devido à emissão de gases tóxicos na atmosfera. Essas emissões têm consequências graves para a humanidade, como o aquecimento global e o efeito estufa.

Por isso, torna-se imprescindível que as empresas invistam em energias renováveis para contribuírem com a construção de um mundo mais sustentável, além de reduzir os seus custos e fortalecer a imagem da sua marca.

 

Fonte: EDP

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