EDUCA WEB RADIO
Madeira engenheirada: Uma nova tendência ESG revolucionando a construção civil
Mundo Empresarial
Publicado em 26/07/2024

A madeira engenheirada passa por processos de engenharia e são pré-fabricadas, com o objetivo de potencializar o seu uso na construção. Geralmente são madeiras que saíram da floresta e foram para fábricas, local onde elas são selecionadas.

Esse processo de seleção é composto pela retirada de nós, trincas e rachaduras e são seguidos pelo alinhamento de fibras, para transformar as madeiras em tábuas, lâminas ou até mesmo micropartículas, de modo a facilitar a união de uma na outra (com pregos e cavilhas). A partir disso, forma-se um novo produto: a madeira engenheirada.

Vantagens da Madeira Engenheirada no processo na construção

Umas das vantagens madeira engenheirada é o fato dela se tornar mais resistente do que a madeira comum, não apenas pela sua composição, mas também pelo controle de qualidade exercido nas fábricas. Além da resistência, outro benefício e praticidade do uso da madeira na construção civil é a sua leveza, que facilita a mobilidade.

Outro aspecto muito positivo no que se refere à sustentabilidade da madeira engenheirada, se enquadra em práticas que cooperam com o meio ambiente, uma vez que absorve o componente do CO2, contribuindo para o efeito estufa.  Por se tratar de um material pré-fabricado, a sua eficiência é maior, a produção de resíduos é menor e há até rentabilidade para a obra.

A madeira tem se destacado como a protagonista do futuro da construção civil. Tal afirmação vem ganhando espaço em reportagens, publicações no LinkedIn, palestras e eventos empresariais. Essa nova perspectiva está diretamente relacionada ao ESG (Environmental, Social and Governance, sigla em inglês para ambiental, social e governança), inovação, tecnologia e uso de recursos renováveis na indústria – características essenciais para a era dos negócios sustentáveis.

Além de ser um recurso renovável, podendo ser replantada segundo critérios sustentáveis e certificáveis, a madeira é uma alternativa para reduzir o impacto ambiental da construção, uma vez que ela absorve CO2. Outro benefício é a substituição de materiais convencionais, como o aço e o concreto, que são responsáveis por até um terço das emissões de gases de efeito estufa.

 

Processo de produção da Madeira Engenheirada

O processo de produção da madeira engenheirada é mais sustentável. Com a utilização do “mass timber”(madeira engenheirada), algumas etapas que antes eram realizadas nos canteiros de obras passam a ser executadas em unidades fabris, onde os prédios de madeira são pré-fabricados e, posteriormente, montados nos canteiros, como peças de Lego. Além disso, por ser mais leve, a madeira requer até 30% menos concreto na fundação, segundo empresas desse mercado. Esse processo também resulta em menos resíduos, consumo reduzido de água e diminuição do tráfego de caminhões nas ruas, aspectos fundamentais para o desenvolvimento de cidades sustentáveis.

Contudo, investir em sustentabilidade é uma das grandes estratégias da construção civil para reduzir os impactos ambientais causados pelo setor. Sendo assim, algumas tecnologias têm sido desenvolvidas com base nesse novo conceito de cooperar com o meio ambiente e revolucionar a forma de construir, e uma delas é o uso da madeira.

 fonte: Ambipar ESG (verdeghaia.com.br)

Comentários